Blog

Como escolher a cortina ideal para sua casa

 

 

CORTINAS DE TECIDO

Melhores dicas para escolher a cortina ideal para sua casa

 

Uma escolha que parece fácil, no fim das contas passou a requisitar cuidados para sua seleção. A harmonização com a decoração, material, praticidade, tipo de instalação e a funcionalidade se tornaram fatores decisivos na hora de decidir a cortina para o ambiente.  

A cortina é um item de decoração que tem amplas funções, impactando diretamente na beleza do ambiente, gerando aconchego e proporcionando controle de luminosidade, ela bloqueia quando necessário a luz em excesso, ajuda na climatização do ambiente, oferece privacidade, e pode amenizar a entrada de poeira e vento, de acordo com o material escolhido.

Diante das várias possibilidades de personalização, preparamos as melhores dicas para te ajudar a definir a cortina certa, seja para ambiente residencial ou corporativo. Confira: 

 

Grande variedade para diferentes necessidades 

 

Cortinas são indicadas para diferentes tipos de ambientes, para saber por qual optar, é importante traçar primeiramente os objetivos: decoração, inibição de luz, climatização do ambiente, privacidade, ou divisão de ambiente. E para cada situação, existe um modelo e material mais apropriado. 

Existem diversos modelos, materiais e acabamentos, e a escolha vai de acordo com sua necessidade. Um exemplo seria a escolha de uma cortina confeccionada com o tecido em blackout, que é um material específico para reduzir a luz no ambiente, ou seja, para quem quer escurecer.

A cor da cortina também é um fator que influencia na sensação de tamanho do ambiente, cortinas mais claras proporcionam sensação de amplitude, claridade, limpeza e leveza ao ambiente, em contrapartida, as cortinas mais escuras proporcionam uma sensação de aconchego, conforto, requinte, mas podem dar a sensação de "diminuição" do tamanho. Quanto mais contraste com as demais cores do ambiente em que a cortina se encontra, maior destaque as cortinas receberão.

Existem tecidos para cortinas sintéticos e naturais, leves e pesados, a composição é uma informação importante de saber, especialmente para hora de lavá-las, tecidos mais naturais tem algodão na composição, por isso são mais pesados e possuem um caimento mais firme, porém, eles podem encolher ou desfiar facilmente, uma dica para quem opta pelo tecido natural composto de algodão, é fazer uma bainha maior na cortina, para caso encolher, há a possibilidade de refazer o barrado, para que a cortina recupere seu comprimento original. Tecidos sintéticos são compostos de poliéster e são mais finos e leves, além de não encolherem na lavagem. Outra vantagem é que geralmente não amarrota muito quando lavados. 

 

Manutenção e limpeza 

 

Para a limpeza doméstica use espanador ou aspirador de pó semanalmente, já para materiais sintéticos deve-se usar água e sabão neutro. 

A máquina de lavar deve ser usada com muito cuidado, optando pela lavagem em "modo delicado", já a centrifugação está fora de cogitação, uma vez que causam dano ao tecido. Caso haja necessidade de uma limpeza profunda, contrate uma empresa especializada a cada seis meses, assim evita-se também acúmulo de bactérias e fungos. 

 

As cortinas deixaram de ser o último item da decoração 

 

A cortina deixou de ser um item para simplesmente cobrir a janela, hoje é um importante artigo na decoração, e pode proporcionar luxo ao ambiente, sendo até a protagonista do projeto, por isso é importante conhecer as diversas opções existentes no mercado.

As cortinas exigem uma atenção especial, para defini-las é preciso também saber a dimensão do ambiente, tamanho das janelas, finalidade do cômodo e a decoração, esses são fatores primordiais para a escolha correta. 

Combiná-las com os móveis, por exemplo, cria uma sintonia interessante ao espaço, já contrastar com as cores dos móveis trás uma decoração mais criativa e diversificada. Nestes casos o cuidado essencial é evitar tanto a monotonia visual com muitos elementos em destaque na mesma cor, e extravagância demais com muitas cores fortes e chamativas ou estampas. A dica para quem não quer errar na escolha, é optar por cores neutras, desde que contratem com os móveis para dar destaque de cores, e deixar cores fortes nos adornos, enfeites, quadros, ou peças que podem ser facilmente substituídas.

Se o ambiente não ficar harmônico, com certeza não vai te agradar depois com o tempo, imagine como seria péssimo olhar depois de tudo pronto, e não ficar satisfeito? Afinal, a nossa casa é o nosso lar, e lugar de se sentir bem.

O equilíbrio é fundamental, caso você esteja com dificuldades nessas horas, a INOVAR CORTINAS, disponibiliza profissionais de decoração, que podem ser úteis para você, e lhe orientar na melhor escolha.

 

Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades.